• ELA

Família e escola: instituições que caminham juntas na construção de uma sociedade melhor para as nos

Por: Dr Custódio e Nelly Falcão



















A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e para a qualificação no trabalho – Art. 25, da Constituição Federal/1988. A educação abrange os processos formativos, que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de pesquisa,nos movimentos sociaise nas organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais – Art. 1º, Lei 0.394/1996.

Como podemosver, a Educação é um assuntomuito importante, tanto do ponto de vista legal, quanto do filosófico, do sociológico e do psicológico, pois não está apenas nas mãos da família ou apenas por conta da escola, sendo o principalponto de sustentação do indivíduo. Portanto, a educação das crianças e dos jovens deve ser compartilhada: escola e família devem caminhar juntas,com o objetivo de formar o caráter e a cidadania consciente do educando. Teoricamente, tendo como referencial Piaget e Vygostky, têm como princípio básico levar em consideração, no processo educacional, o aprendizado que o aluno traz para a escola que vem da família. Por isso, faz-se necessária uma comunicação constante e de confiança, para que a escola cumpra com a sua missão.

A educação sempre foi uma atividade desafiadora, principalmente no que diz respeito às relações pais-professores e professores-alunos. Acreditamos ser de extremaimportância o desenvolvimento de vínculos harmoniosos entre as partes envolvidas, o amor e a empatia, o que podem tornar todo esse processomais produtivo com resultados almejados. Pais e professores devem ser bons exemplos para os aprendizes. Essa é uma forma eficiente de ensinar!


A educaçãotem o condão de transformar vidas e tornar uma sociedade melhor e mais justa. Para tal, a educação tem que ser socializada e para todos, visando à formação integral do ser humano nos sentidos moral, intelectual e emocional, tornando-o capaz de atuarde maneira competente, transformadora, criativa e participativa na sociedade em que vive.

Vamos caminhar juntos, família e escola, para a construção de uma sociedademais justa e melhor!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo