tarja-site.png

INSPIRAR EDUCADORAS PARA TRANSFORMAR VIDAS

Nossa essência 
 
explicado.png
MISSÃO

Criar uma rede de educadoras, para multiplicar conhecimentos, fortalecer e empoderar mulheres do Brasil, em situação de vulnerabilidade social, emocional e profissional.

VALORES
  • ética

  • compromisso com a educação

  • fortalecimento feminino

  • transformação social

VISÃO

Ser uma rede nacional de mulheres empoderadas e propagadoras da educação formal e informal para transformar vidas.

Propósito

Transformar vidas por meio da educação.

Por quê as mulheres?

Valorizamos TODOS que atuam em educação! Entretanto, em nossa constante busca pela igualdade de gênero, e em atenção à Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o Instituto ELA – Educadoras do Brasil vem como um incentivo à força feminina, reconhecendo e valorizando a sua atuação educacional para a sociedade.

O que fazemos
 
Causa

Inspirar mulheres a colaborar, apoiar e liderar projetos de transformação social.

Quem pode fazer parte?

Educadoras em geral – tanto as que exercem a profissão (que atuam em escolas/universidades/empresas), como as educadoras da vida (mãe, avó, tia, médica, enfermeira, assistente social, monitora, secretária, cuidadoras, atendente, recursos humanos, fisioterapeuta,

etc.).

Como fazemos?

Conectamos as mulheres educadoras que acolhem, que são protagonistas e que fazem acontecer.

Nosso Time
 
Presidência e Diretoria 
sonia.png

Sonia Simões Colombo
Presidente

Apaixonada pelo que faz e fascinada pelo poder da educação em transformar vidas. Psicóloga, com especialização em Administração de Empresas, e Lead Assessor pela Quality Management International. Autora e organizadora de diversos livros na área de gestão educacional, destacando-se: “Gestão Universitária - os caminhos para a excelência”, “Desafios da Gestão Universitária Contemporânea”, “Nos Bastidores da Educação Brasileira – a gestão vista por dentro”, “Gestão Educacional: Uma Nova Visão”, “Escolas de Sucesso”, entre outros. Consultora nas áreas de Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas. Diretora e fundadora da HUMUS.

sandra.png

Sandra Regina Rezende Garcia
Vice-Presidente

Acredita no afeto e na paixão como instrumentos mediadores para a transformação das pessoas e na educação como um caminho para a construção de um mundo melhor e mais solidário. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Processos de Ensino e Aprendizagem, Neuroeducadora, Pedagoga, Psicomotricista, Graduada em Taller Internacional de Modificabilidade Cognitiva Estructural Y Enriquecimento Instrumental – PEI. Autora do livro “Mediação da Aprendizagem”, em parceria com Marcos Meier. Dedicou sua vida à educação: foi professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, orientadora educacional, coordenadora pedagógica, diretora e supervisora de ensino. Diretora Pedagógica e de soluções pedagógicas da Mind Lab do Brasil.

mariane.png

Mariane Camargo
Diretora de Relacionamento

Acredita em uma educação inspiradora que forme lideres justos e humanitários para evolução de nossa sociedade. Especialista em tecnologia educacional, formada em Comunicação, pós-graduada em marketing, atuando por mais de 17 anos no segmento educacional, apoiando instituições de ensino a introduzir tecnologia no dia a dia da sala de aula, por meio de treinamentos e indicando soluções intuitivas que aproximem educador e aluno para aumentar a colaboração e interação nas salas de aula. Atua no departamento comercial da HUMUS.

Conselho Fiscal
Edna Marchini.png

Edna Marchini
Conselho Fiscal

Uma sonhadora que acredita na Educação e Ação Social como caminhos convergentes. Pedagoga, com especialização em Didática do Ensino Superior e MBA em gestão educacional com módulos desenvolvidos no Canadá e Espanha, atua há quase 40 anos na educação e na ação social, foi diretora geral do IEJPN, presidente da ONG Promove Ação Sociocultural e membro do Conselho da ABBRi -Associação Brasileira de Brinquedotecas. Fundadora e mantenedora da escola Tarsila do Amaral.

fgtwdhgfwdgetrfd.jpg

Maria Cecília Souza
Conselho Fiscal

Acredita que sempre é possível fazer acontecer... com uma “estranha mania de ter fé na vida”... e talvez por isto se chame Maria... Educadora  envolvida em décadas de experiências e de reinvenções... A rotina não seduz e buscar saídas é o que a move. Formação em Humanidades, com ênfase na Filosofia e Psicologia na PUCSP, especialização em Educação e Aconselhamento. Docente no Ensino Superior e Educação Básica. Gestão Pedagógica, coordenação de projetos e uma pessoa que se encanta na busca do Bem Viver, de forma amorosa e compassiva. Uma jornada que vai fazendo caminhos e trilhas sempre em educação, que hoje foca o continuar aprendendo e compartilhando vivencias, experiências com grupos de pessoas idosas.

Mirleide de Assis Fatica1.jpg

Mirleide de Assis Fatica
Conselho Fiscal

Acredita que a Educação é um instrumento que transforma o indivíduo, além de dar a possibilidade, para esse mesmo indivíduo, de contribuir para a mudança de seus pares, em qualquer setor de sua vida, até atingir uma sociedade. Igualmente ao efeito que produz uma pedra atirada nas águas calmas de um lago. Formada em Pedagogia pela FAR - Faculdade de Arujá com especialização em Educação Infantil. Atuou na rede de ensino Estadual e Municipal de SP como professora Nível l e Educação Infantil. Participou do corpo de voluntários da APAE de Arujá.

Gestoras Regionais
Nelly_Falcão_de_Souza.jpg

Profa. Nelly Falcão de Souza
Gestora Regional (Amazonas)

É Pedagoga com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas.

Fundadora e diretora do Pinocchio Centro Educacional, do Centro de Educação Integrada Professora Martha Falcão, da Faculdade Martha Falcão e da Fundação Geraldo Pio de Souza mantenedora da Creche Zezé Pio de Souza.

É Membro da ALCEAR – Academia de Letras, Ciências e Arte de Manaus, Vice Presidente do Fórum de Educação do Amazonas. Ex-membro do Conselho Estadual de Educação, Ex-membro Suplente do Conselho Municipal de Educação e Ex-Presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Amazonas.

Anna Lydia.png

Anna Lydia Collares
Gestora Regional (Rio de Janeiro)

Professora por formação no ensino Médio. Graduada em Enfermagem com especialização em Obstetrícia há 25 anos. Pós graduada em Administração Escolar há 20 anos. Gestora Educacional desde 1998, fundadora do Centro Educacional Estação do Aprender e sócia da Maple Bear Niterói. Ex-conselheira Municipal de Educação de Niterói. Ex-presidente do Sindicato do Estado do Rio de Janeiro. Ex-vice diretora pedagógica  da Federação Nacional de Educação. Atual Vice diretora administrativa do SINEPE/RJ. Apaixonada pelas relações e movida a desafios

dani.png

Danielle Rodrigues
Gestora Regional (São Paulo)

Designer de Carreira. Estrategista em Futuros no Trabalho. Felicidade no Trabalho. Escritora. Professora de Graduação e Pós-Graduação. Membro da Reitoria da UNIFEOB - Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos. Diretora de People Design na Engaja Consultoria. Experiência desenvolvida nas áreas de relacionamento, finanças, projetos, gestão empresarial e mais de 10 anos na liderança da Área de Gestão de Pessoas, nos segmentos bancário, industrial e de educação. Pós-graduações e especializações nas áreas de negócios, liderança e pessoas em Instituições como FGV, FDC, IBC e Franklin Covey.  “Vamos mudar o mundo, mudando para melhor a vida das pessoas!”

Roberta Ibanez.png

Roberta Ibanez Castro Mardegam
Gestora Regional (São Paulo)

Pedagoga, graduada em Letras (Inglês) e pós-graduada em Literatura, sempre em busca de práticas que desenvolvam nas crianças e adolescentes a autonomia e o prazer de aprender. 
Para isso, visita sistematicamente escolas no Brasil e em países que mais se destacam no contexto internacional, como Portugal, França, Espanha, Holanda, Finlândia, Japão, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, entre outros.  
Depois de 25 anos de atuação como professora, coordenadora e diretora pedagógica em escolas de educação básica, atualmente, é Diretora Executiva da RRA Educacional, empresa mantenedora dos colégios Cermac e High Line School.

pat.png

Dra. Patricia G. Furlanetto
Gestora Regional (São Paulo)

Procuradora Institucional na UNIFEOB. Doutora em Ciências, Professora de Graduação e Pós-Graduação e Gestora Educacional, com a filosofia de que a Educação é a única transformação possível. Docente há mais de 25 anos e desde 2012 apaixonada por Gestão Acadêmica e Construção de Planos de Desenvolvimentos Institucionais e Projetos Pedagógicos Institucionais e de Cursos. Liderança colaborativa em Formação de Docentes e equipes de Coordenadores Pedagógicos, além de larga experiência em legislação educacional, ocupando o cargo de Procuradoria Institucional. Sua mais recente área de estudo é a educação digital e o novo perfil docente.

Viviane Marques Goi.png

Viviane Marques Goi
Gestora Regional (Paraná)

 

Sócia Fundadora da VG Educacional. Apaixonada pela Educação, motivo que adora os debates que levam a este tema! Doutora em Tecnologia Educacional, acredita na tecnologia como ferramenta propulsora para o aprendizado. Empreendedora, curiosa e em busca constante em melhorar a qualidade de vida de todos que a rodeia! Faz parte do Conselho da Falcons University - o braço da Educação da ONG Gerando Falcoes, liderado por Edu Lyra, que tem por propósito levar Educação para todas as Favelas do Brasil. Faz parte também do Grupo Mulheres do Brasil, liderado por Luiza Helena Trajano, onde no núcleo de Limeira coordena o grupo da Educação para as mulheres da Região.  Acredita que só por meio da educação e do empreendedorismo é possível transformar a vida das pessoas!

Amanda Chaves.png

Amanda Chaves
Gestora Regional (Paraná)

Administradora, empreendedora e CEO do grupo Eficaz.  Em seu último ano da graduação transformou o plano de negócios em uma pequena escola de preparação para concursos públicos, e hoje o grupo Eficaz atua desde a educação infantil até ensino superior, tem mais de 73 polos no Brasil e exterior.  Atuante da AMME – Associação das Mulheres Maringaense Empreendedoras e da Cacinor Mulher. Tudo isso só foi possível por que a educação transforma histórias e gera oportunidades. Amanda foi a primeira pessoa a concluir a graduação de sua família materna e paterna, e hoje vê a educação como forma de fortalecer uma sociedade e mudar a história das próximas gerações para uma vida melhor.

Renata Gazzinellii.png

Renata Gazzinelli 
Gestora Regional (Minas Gerais)

Pedagoga, MBA em Gestão de Escolas, especialista em educação centrada em valores humanos e sustentabilidade. Consultora voluntária de projetos de responsabilidade socioambiental da Asas Pela Vida. Cofundadora do Projeto Fazer Acontecer, idealizadora do projeto Escola de Pais, em escolas privadas, desde 2004. Palestrante, Diretora de Eventos do Sinep/MG, Diretora de Relacionamento e Mercado do Bernoulli Sistema de Ensino.

Zuleica Reis Ávila.png

Zuleica Reis Ávila 
Gestora Regional (Minas Gerais)

Graduada em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Newton Paiva. Gestão administrativa e financeira pela FGV. Especialização em gestão de pessoas. Palestrante. Diretora administrativa do Colégio Santa Dorotéia. Membro da FENEP- Federação Nacional Escolas Particulares. Membro da Comissão Administrativa Nacional da Rede Doroteias. Ex Presidente do Sindicato das Escolas Particulares de MG. Vencedora do Prêmio Nacional de Gestão Educacional. Vencedora do Prêmio Educadora do ano.  Mérito Educacional Carlos Drumond de Andrade da câmara municipal de contagem. Medalha Santos Dumont mérito cívico de personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso do país.

Conselheiros
beatriz.png

Dra. Beatriz Balena

Reitora da UVA – Universidade Veiga de Almeida. Foi Pró-reitora de Graduação da PUC-PR. Foi Vice-reitora e Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida UVA - Rio de Janeiro. Professora e consultora do Banco Mundial para Ensino Superior. Graduada em Sociologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutora em Sociologia y Ciencias de la Educación pela Universidade de Santiago de Compostela. 

custodio pereira.png

Prof. Dr. Custódio Pereira

Presidente do FONIF. Ocupou cargos de Diretor Presidente do Mackenzie, Diretor Geral das Faculdades Integradas Rio Branco da Fundação de Rotarianos e da Associação Santa Marcelina.  É Conselheiro do Conselho Superior de Responsabilidade Social da FIESP, da FEP, do IBRIC e Conselheiro Independente do Grupo Santa Catarina. Foi membro titular do Conselho Estadual de Educação de SP e Presidente da sua Comissão de Planejamento. Economista, pós-graduado em Finanças, especialista em Ensino Superior e Gestão Universitária e mestre em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Doutor em História Econômica pela USP.

jo.png

Prof. Dr. João Otávio Bastos Junqueira

Executivo de Redes e Parcerias na UNIFEOB - Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos, tendo sido Reitor da mesma instituição, por 8 anos. Diretor de Relações Institucionais do SEMESP. Conselheiro na ANACEU e no CEE/SP – Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Doutor pela UNICAMP. Mestre pela USP. Médico Veterinário pela UFRRJ, especializações em gestão avançada pela FGV, FDC e ampla vivência internacional.

José Roberto Covac.png

José Roberto Covac

Advogado e Sócio da Covac Sociedade de Advogados, Especialista em Direito Educacional,  Diretor Jurídico do SEMESP; Assessor jurídico da ABMES;  do SEMESG, do SEMERJ e do  Fórum das Entidades Representativas do Ensino Particular; Sócio Fundador e Diretor Administrativo e Financeiro da Universidade Solidária (UNISOL) Organização Social de Interesse Público;  Fundador da Associação Brasileiro de Direito Educacional; Fundador da ANEET – Associação Nacional de Escolas Técnicas e Tecnológicas.  Sócio honorário do Instituto Êxito de Empreendedorismo;   A Análise Editorial conferiu o prêmio Análise Advocacia 500, por ter sido apontado como o mais admirado do Direito na categoria infraestrutura e Regulatório Educacional. Autor de diversos livros na área educacional.

Apoio

Marketing

Bruna Basevic.png

Bruna Basevic

Assistente Administrativo

Fernanda Lima de Carvalho.png

Fernanda Lima de Carvalho

 Estagiária em administração

Larissa Aparecida França Fiamenghi.png

Larissa Aparecida França Fiamenghi

Criação

marcel.png

Marcel Simões Colombo

Voluntários
Cursos

Mulheres Empreendedoras

Letícia Costa Teixeira.png

Letícia Costa Teixeira 

Despertando seus
Talentos

Rodrigo Marudi.png

Rodrigo Marudi

Projeto da AMA - Mediação , Jogos e Neurociências no Transtorno do Espectro Autista

Itamara Campello.png

Itamara Campello

Ricardo Moino Júnior.png

Ricardo Moino Junior

Andressa Palmiro.png

Andressa Palmiro

Palestras e Workshops

Projetos Dificuldades de Aprendizagem e Prevenindo com ELA

Angélica do Carmo da Silva Chico.png

Angélica do Carmo da Silva Chico

Projeto :
Transtorno do Espectro
Autista

Renata Haddad.png

Renata Gonzalez Cecato Haddad

Casa Viva

Renata Villela Areias Martinez.png

Renata Areias

ELAS em Poesia - Sentimentos Desvelados e Escrita Acadêmica para Mulheres

Marli Dias Ribeiro.png

Marli Dias Ribeiro

Blog e ELA PODEcast
Zilda Souza.png

Zilda Sousa

Vídeos formativos no Canal do YouTube

Dicas para Mães

Dra Ana Bárbara Januzzi.png

Dra. Ana Barbara Jannuzzi

Conversando
com ELA

Marcelle  Zveiter.png

Marcelle  Zveiter

Relações  Harmoniosas  
na Famìlia  

Lívia Borelli Valentim.png

Lívia Borelli Valentim

Conversas Sobre
Educação

Silvia Helena Antunes Brandão.png

Silvia Helena Antunes Brandão

Cozinhando com ELA

Thaís Nóra.png

Thaís Nóra

Vicente Maia.png

Vicente Maia

Lucimere Jardim.png

Lucimere Jardim

Fernando Souza Neto.png

Fernando Souza Neto 

Maria Luiza Franco.png

Maria Luiza Franco

Relatório de Atividades
 

O Instituto ELA se orgulha de poder compartilhar as conquistas e apresentar as ações realizadas em 2021, em seu primeiro ano de existência! 


Veja o Relatório completo aqui