d2.png

Com verba 100% destinada aos projetos do  Instituto ELA, você se capacita - por meio de cursos e palestras - e ajuda a formar, fortalecer e empoderar mulheres do nosso país.

Palestras para Mulheres

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher !.png

A palestra aborda a figura feminina , a da mulher , suas habilidades , seus diferentes papeis ,  no processo da educação  do homem e da transformação social. Aspectos como autoestima, autoconhecimento e autoconfiança , serão refletidos , com dicas  , atividades e indicação de bibliografias

Duração: 1h

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher ! (3).png

A motivação é uma força que nos impulsiona a correr atrás de nossos objetivos e vivenciar o cotidiano de forma prazerosa. A motivação gera o sentimento de satisfação pessoal, contribuindo para que você seja uma pessoa mais determinada, feliz e energizada. A palestra propiciará reflexões a respeito dos caminhos para se elevar a automotivação.

Duração: 1h

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher ! (1).png

Mudar é sair do lugar comum para explorar um mundo de oportunidades. Se você quer fazer algo novo, então tem que mudar. A palestra oferecerá técnicas e ferramentas para ser um agente de mudanças, com o objetivo de encontrar novas oportunidades e implementar ações para concretização de melhores resultados em seus objetivos.

Duração: 1h

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher ! (12).png

Crescemos ouvindo que a gente precisa casar até os 30, ter filhos até os 35, ter uma carreira incrível ao mesmo tempo, manter a forma física e seguir os padrões de beleza impostos pelas mídias.

Essa foi a história que sempre contaram pra gente sobre o que é ser feliz. 

Será? 

O Instituto ELA te convida a experimentar outras versões que te levem ao encontro de você mesma e da sua melhor versão! 

Bora?

Duração: 1h

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher ! (2).png

O que existe dentro de si que a torna especial?  Tornar-se líder da sua própria vida, conhecendo seus limites e suas capacidades, direcionando seus esforços e sabendo exatamente aonde quer chegar, com certeza, fará com que você encontre as melhores opções para tomar boas decisões.

Duração: 1h

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher ! (16).png

A abordagem é motivacional e trata da importância do autoconhecimento , da autoconfiança e da autoestima como habilidades essenciais na conquista dos seus objetivos . Planejamento , metas e planos a curto , médio e longo prazo , ajudam na superação de desafios , na tomada de decisões e na conquista de resultados .

​Duração: 1h

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher ! (15).png

A palestra aborda situações da vida pessoal e profissional e como os desafios podem ser superados. Reflexões importantes sobre ter ações preventivas para evitar obstáculos, contornar desafios e tomar decisões mais coerentes e assertivas, no planejamento da sua vida.

​Duração: 1h

Palestras para Instituições de Ensino

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher ! (4).png

Esta palestra discute a atual conjuntura mundial e suas implicações no papel da escola, uma das principais instituições responsáveis pelo desenvolvimento integral das crianças e jovens. Os critérios de mediação (Reuven Feuerstein) orientam ações intencionais do professor para que ele possa otimizar o potencial das situações didáticas propostas. A utilização de jogos de raciocínio, que configuram espaços significativos de convivência, e de métodos metacognitivos, que nomeiam e organizam os pensamentos e as ações, são ressaltados  como recursos privilegiados para provocar reflexões e incrementar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e das funções executivas do cérebro, tão necessárias para o enfrentamento dos desafios de sociedade em veloz transformação.

Duração: 1h

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher ! (7).png

A educação escolar vem superando, desde o início do século XXI, o modo de pensar a inteligência. Isso quer dizer que a essa noção se ampliou e ganhou contornos que vão além dos aspectos cognitivos e vinculados estritamente aos saberes escolares tradicionalmente ensinados. Em nossa atualidade, sentimos a importância de que a escola contemple ainda aspectos ligados à inteligência emocional, ou seja, aquele conjunto de saberes que permitem ao indivíduo se relacionar melhor consigo e com o outro, a lidar com situações-problema, a tomar decisões, a conviver com as diferenças, a defender ideias e ideais democráticos, justos e solidários.

Duração: 1h

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher ! (5).png

Parece ser consenso pensar que o papel da escola vai muito além do ensino dos conhecimentos das áreas do conhecimento. Para o século XXI faz-se necessário que a escola, atenta à formação integral dos sujeitos, desenvolva competências socioemocionais. A aprendizagem escolar se expande e amplia seus horizontes. Assim, o cuidado de si e do outro, a empatia, a cooperação, a resolução de conflitos, a tomada de decisões, a ação pessoal e coletiva, a responsabilidade, a valorização das diferenças, a convivência ética são saberes que devem ser construídos nas relações escolares.

Duração: 1h

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher ! (8).png

Diante do mundo em que vivemos hoje, onde as transformações são velozes e intensas, é cada vez mais necessário refletir sobre o papel da escola e da família na promoção do desenvolvimento das habilidades socioemocionais e cognitivas das nossas crianças e jovens. Esta palestra traz as contribuições das neurociências e de alguns autores consagrados na educação para refletir sobre as relações entre emoção e razão na aprendizagem, trazendo dicas práticas sobre como a escola e a família podem se tornar melhor mediadores na promoção do desenvolvimento integral das novas gerações.

Duração: 1h

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher ! (6).png

Diante das velozes e profundas mudanças que vivemos, cabe à escola transformar-se para atender às necessidades das crianças e jovens preparando-os para a vida, pois são eles que construirão o mundo de amanhã. A ênfase no desenvolvimento de habilidades, a preparação do professor como mediador da aprendizagem, as contribuições das neurociências, do desenvolvimento das funções executivas são caminhos possíveis para essa tão bela e importante empreitada.

Duração: 1h

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher ! (9).png

A importância do investimento no desenvolvimento das habilidades socioemocionais na primeira infância tem sido evidenciada por estudos de diferentes áreas do saber, como Neurociências, Economia, Educação, Psicologia, Filosofia, entre outras. A pesquisa pioneira de James Heckman (prêmio Nobel em Economia de 2000) indicou, na década de 1960, correlações entre um programa aplicado na Educação Infantil para desenvolvimento socioemocional e a melhoria de índices sociais, a partir da adolescência, em aspectos como prevenção da violência, envolvimento com drogas e criminalidade, empregabilidade, obesidade, saúde. A presente palestra usará a vivência com um jogo para promover reflexões sobre os possíveis caminhos para a reestruturação dos currículos de Educação Infantil à luz das orientações da BNCC.

Duração: 1h

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher ! (10).png

Quantas vezes vemos as meninas serem chamadas pelos adultos – homens e mulheres – de princesas. Há toda uma variedade de filmes e programas endereçados às crianças que acabam por reforçar esse papel. Assim, não seria exagero dizer que tais aparatos culturais funcionam ao modo de pedagogias culturais, ou seja, eles ensinariam algo às meninas, sobretudo atitudes, comportamentos, modos de ser e de viver. Ao modo das princesas, a mulher seria aquela que está sempre à espera de que algum homem a liberte, a salve, case-se com ela... A mulher, nessa perspectiva, somente seria feliz ao lado de um príncipe. Seria importante, portanto, romper com esse estereótipo, do que decorre pensar em uma pedagogia voltada à infância de “desprincesamento”, trazendo à tona reflexões sobre a liberdade da mulher, seus direitos, suas possibilidades de viver uma vida ao seu modo.

​Duração: 1h

Fortalecendo as Habilidades Socioemocionais das Mulheres – Sou mulher ! (11).png

As transformações sociais ocorridas nas últimas décadas têm repercutido nas diferentes esferas sociais. No Ensino Superior, os desafios frente a este novo modelo de sociedade, aligeirado e tecnológico, exige novas habilidades docentes e inúmeros esforços para garantir um ensino de qualidade. Esta palestra propõe uma reflexão sobre estes desafios e propõe novas práticas pedagógicas para o ensino superior

​Duração: 1h

Palestrantes

sonia colombo.png

Sonia Simões Colombo

CEO da HUMUS. Presidente do Instituto ELA Educadoras do Brasil

amanda chavez.jpg

Amanda Chaves

Administradora, empreendedora e CEO do grupo Eficaz.

Patricia Furlaneto.jpg

Dra. Patricia G. Furlanetto Procuradora Institucional na UNIFEOB.

silvia helena.png

Silvia Helena Antunes Brandão

Coordenadora pedagógica do EnsinoFundamental, séries finais, no ColégioBandeirantes, em São Paulo.

sandra garcia.jpeg

Profa. Sandra Regina Rezende Garcia
Vice-Presidente do Instituto ELA – Educadoras do Brasil

danielle rodrigues.jpeg

Danielle Rodrigues

Advisory na UNIFEOB.

Sem título-2.png

Ricardo Chiquito

Coordenador Corporativo Pedagógico da Rede Santa Catarina de Educação.

Tacito Cury.jpeg

Tacito Cury
Fundador e CEO da International TEFL Training Institute