top of page
  • Foto do escritorELA

ELA Mulher!

Falar de saúde da mulher é navegar sobre a história e suas conquistas.


Durante anos falar sobre a MULHER, seu corpo, suas emoções e libido, foram assuntos proibidos. Seu papel era secundário, sua voz abafada, seu corpo coberto e fonte de prazer, pasmem, mesmo sem seu consentimento.

Parece algo óbvio pensar, meu corpo... minhas regras, porém foi preciso muita batalha e percorrer um longo caminho.


O Instituto ELA Educadoras do Brasil tem um olhar diferenciado e, como propósito, transformar vidas e conceitos relacionados ao universo feminino.


Vamos quebrar tabus? Sim, falar da saúde implica em falar das incertezas, de transformação, da aceitação de si mesma.


Nós entendemos a saúde para além do cuidado físico, pois há que pensar na mulher como um todo, onde a emoção reflete em seu corpo, permeando entre os elementos físicos e emocionais.


A saúde engloba, conhecimento, orientações e conversas diárias sobre um campo vasto de assuntos. As meninas, muitas vezes envolvidas com tantas tarefas, com a tecnologia cada dia mais instigante, crescem ser se perceber. Por sua vez, as jovens, preocupadas com seu futuro, com suas escolhas profissionais, dormem pequenas e acordam grandes!


A família, não como regra, por vezes foca suas atenções nos aspectos cognitivos, no conhecimento e se descuida de “cuidar" destes aspectos tão “simples" do crescimento, quando se dão conta... sua menina cresceu e não houve tempo para diálogos sobre essas pequenas transformações que o “corpo" foi mostrando, sinalizando e evidenciando.


E neste contexto, mesmo sem dar voz e sim dar vez, chega a menstruação, ou ainda a gravidez, que nem sempre foi “pauta" das conversas, no pouco tempo, que “sobrava“ em meio a tantas demandas.


Vocês já pararam para pensar nos grandes “M“ que marcam a vidas de nós Mulheres? Menarca... Menstruação... Maternidade... Menopausa.... Vamos conversar sobre estes assuntos?


Sendo bem sucinta nas explicações destes “M” pois, em breve, daremos início a série CONVERSANDO COM ELA no nosso canal do YouTube com a Enfermeira Obstétrica Marcele Zveiter.


Menarca é a denominação da primeira menstruação da menina/mulher.

Menstruação é o sangramento do útero quando o óvulo não é fecundado.

Maternidade pode se iniciar com uma gravidez, mas também pode começar com uma adoção.

Menopausaé o nome dado a última menstruação.


Traremos estes temas para provocar debates entre nós, mulheres, partilhando de momentos de profunda intimidade para serem abordados entre mãe e filha, menina e mulher, amigas com amigas, e tendo como mediadores, profissionais da área de saúde, que de forma didática, abordarão assuntos que têm por propósito esclarecer, orientar e abrir espaço para novos conhecimentos.


Ficou curiosa? Falaremos mais sobre estes temas em nosso canal.


Qual é a sua dúvida? Nos escreva e teremos um grande prazer em trocarmos saberes e vivências.


Seja bem-vinda ao Instituto ELA Educadoras do Brasil, este espaço é NOSSO.


Abraço

Anna Lydia Collares

Diretora Regional do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira por formação acadêmica e Gestora educacional


Quer ficar por dentro de tudo que acontece no Instituto ELA e ficar sempre atualizada com os posts em nosso blog? Clique aqui e faça sua assinatura!



31 visualizações0 comentário
bottom of page