top of page
  • Foto do escritorELA

Diversas razões para agradecer - “SEU DIA PROFESSOR”

Atualizado: 24 de jun. de 2022


Por: Zilda Sousa


Temos diversas razões para agradecer àqueles que nos ensinaram.

O bom professor é aquele que tem em suas qualificações, a paciência, ela é necessária pois ninguém é igual a ninguém, aprendemos de forma diferente uns dos outros; ter a facilidade de se comunicar, pois nem sempre as respostas dadas pelos alunos serão claras e consistentes, e o professor necessitará ser capaz de interpretá-las; ter empatia, pois é necessário que as habilidades dos alunos sejam desenvolvidas, independente do grau de suas dificuldades; e ter a disponibilidade ao aprendizado, pois todos os dias devemos estar abertos para aprendermos coisas novas.

São tantas as formas de aprender, com diversas possibilidades, e o professor com seu jeito único e especial, com todo o cuidado e dedicação, pega em nossas mãos e nos auxilia em nossos primeiros traços, em nossas primeiras tentativas de unir as letras e transformá-las em palavras.

Muitos professores vão além e enxergam, identificam e orientam, ao perceber o verdadeiro problema por trás das dificuldades de aprendizagem, ao observar a simples falta de atenção na hora de multiplicar ou dividir, que representa grande angústia para aqueles que a enfrentam, mas o professor sabe quais são as verdadeiras limitações, e que ali pode existir um “algo a mais”, e com todo o cuidado, com seu olhar atento e observador, sempre fará algo que vai além do seu diploma, ele saberá orientar nas dificuldades, interpretará as angústias, e com desprendimento ainda maior, conseguirá enxergar além das dores enfrentadas por seus alunos.

As horas possibilitadas para o aprendizado, o tempo dedicado, e todo o amor compartilhado, será a grande lição que recebemos de nossos professores, não basta escolher ser, é necessário ter desprendimento para a escolha desta profissão.

Nossa homenagem será em forma de agradecimento, respeito e profunda gratidão para aqueles que inspiraram e nos marcaram de alguma forma, deixando seus registros em nossas memórias.


A professora Keli Adriane Aniecevski e a agente educativa Mirla Renner


Ataque a creche deixa mortos no Oeste de Santa Catarina em 04/05/2021


"A primeira pessoa que o assassino atacou foi a professora Keli Adriane Aniecevski. Mesmo ferida, ela correu para uma sala, onde estavam quatro crianças e a agente educativa Mirla Renner, de 20 anos, que também faleceu”


A professora Helley Abreu Batista

Segurança ateia fogo em creche de Janaúba e mata crianças e professora

em 05/10/2017


“Uma das vítimas do incêndio criminoso em uma creche em Janaúba, no Norte de Minas Gerais, Helley Abreu Batista lutou com o autor do crime para tentar salvar seus alunos. "A conduta dela foi heroica, ela mostrou que estava ali realmente pra proteger todas aquelas crianças", disse o delegado Bruno Fernandes Barbosa sobre a professora, de 43 anos.”


Nosso respeito e gratidão a essas mulheres fortes e guerreiras, que tiveram de tomar uma decisão sem muito poder raciocinar, e souberam o que fazer no momento mais difícil e significativo de suas vidas.

Que as melhores memórias e as mais doces imagens dos momentos em que vivemos, aprendemos, amadurecemos, ensinamos, dividimos, compartilhamos, socializamos e fizemos grandes amizades, possam ficar eternizadas em nossos corações.

A todos os professores, nossa sincera homenagem!




Quer ficar por dentro de tudo que acontece no Instituto ELA e ficar sempre atualizada com os posts em nosso blog? Clique aqui e faça sua assinatura!



89 visualizações0 comentário
bottom of page