• ELA

Como podemos entender o conceito família, diante de tantas mudanças ao longo dos tempos?


Por: Zilda Sousa


Com o passar do tempo, o conceito de família foi sendo modificado e ocorreram muitas mudanças quanto ao seu formato original.

O termo "família" é derivado do latim famulus, que significa "escravo doméstico". Este termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem introduzidas à agricultura e à escravidão legalizada.

A família em nossos dias é constituída pela base do afeto e da dignidade humana, e vai muito além do meio familiar constituído pelo casamento e pela união da herança genética, agora, são os laços afetivos que ditam as relações familiares.

Farias e Rosenvald (2012, p. 63), afirma:

Com o passar dos tempos, porém, o conceito de família mudou significativamente até que, nos dias de hoje, assume uma concepção múltipla de família, plural, podendo dizer respeito a um ou mais indivíduos, ligados por traços biológicos ou sócio-psico afetivos, com intenção de estabelecer, eticamente, o desenvolvimento da personalidade de cada um.

A ideia da família pós-moderna é ampliativa, ou seja, a família que se assemelha ao modelo anterior, estruturalmente, não deixou de durar e muito menos deixou de ser protegida, na realidade,ela passou a coexistir com os diversos modelos familiares, dessa maneira reafirma Farias e Rosenvald (2012, p. 63)

A família é vista como célula estruturante da sociedade, ela existe para ser o local de desenvolvimento ético da personalidade dos indivíduos que a compõem.

Levando todos esses conceitos em consideração, as novas estruturas de famílias podem ser apresentadas da seguinte forma:


Duas mães

Dois pais

Uma mãe e um pai

Uma mãe

Um pai

Avô, Avó e tio


O ambiente e o meio em que as pessoas vivem influenciam as relações, seja por meio da cultura, valores, ética e moral. A estrutura familiar e a convivência em um meio familiar sempre serão importantes para a aprendizagem, e isso é tema de estudos e tese de doutorados no mundo inteiro.

A relação entre a família e a escola tem um espaço importante na sociedade, na qual os dois desempenham papéis importantes e fundamentais na transmissão dos conhecimentos.

Há muitos desafios a serem enfrentados na formação de um cidadão, saibamos valorizar e respeitar os laços de famílias existentes, independente de sua formação.




Quer ficar por dentro de tudo que acontece no Instituto ELA e ficar sempre atualizada com os posts em nosso blog? Clique aqui e faça sua assinatura!



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo