top of page
  • Foto do escritorELA

Esperança, Fé, Gratidão e Resultados

Atualizado: 24 de jan. de 2023

Juntos somos mais fortes!

Estar junto para nós é respeitar os mesmos valores e se fazer presente na vida uns dos outros! É encontro de almas, de sentido de vida, de conexão, de ligação afetiva que ultrapassa os limites do compreensível! Vai muito além do “aqui e agora”, é viver intensamente o presente. Estar junto é se colocar no lugar do outro, apoiar, acreditar e confiar! Que somos capazes! Que é possível transformar! Lidar com as diferenças, aceitar e caminhar lado a lado!


Os anos de 2020, 2021 e 2022 deixarão para sempre “marcas” nas nossas vidas! Foi um tempo de muitas reflexões, de várias mudanças e o Instituto ELA nasceu exatamente nesse turbilhão. A dor ainda é sentida, quando relembramos fatos, cenas e situações de uma realidade jamais imaginada, mas vivida intensamente por todos nós. Algumas marcas jamais serão apagadas, pois formaram cicatrizes profundas! Outras serão eternamente lembradas, saudades de um tempo que não voltará mais! Algumas certezas ficam... o valor de estarmos juntos, que não é apenas e somente estar perto, ter sintonia e compactuar com as mesmas ideias.

Foi uma pandemia de emoções, em que um vírus tão invisível, senão mais que o da Covid-19, invadiu nossos corpos, nossas mentes e nossos corações! Ficamos doentes, não somente do corpo, mas da alma! Notícias tristes da perda de vidas, de emprego, de famílias, de amigos. Junto com tudo isto, a dor, a tristeza, a raiva, a revolta... e em meio a estas sensações, fomos persistentes e continuamos lutando pela igualdade de gênero, pelo combate à violência e pela conscientização da situação de precariedade que vivem, meninas e mulheres, em pleno século em que a tecnologia cria tantas novidades, mas ainda assim, constata-se o fato de que a pobreza menstrual continua real! A violência contra as mulheres aumentou e continuamos acreditando que vidas podem ser transformadas pelo conhecimento, pela informação e pela conscientização.


Quem é o ELA? O Instituto ELA – Educadoras do Brasil é uma instituição, sem fins lucrativos, que acredita na transformação de vidas por meio da educação. A instituição se inspira em 3 conceitos que norteiam seus projetos.

E de EDUCAÇÂO: Ensinar e Aprender! Produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos, informações e oportunidades, para desenvolver competências pessoais e profissionais, para que meninas e mulheres sejam protagonistas, proativas e autônomas diante dos desafios do mundo.

L de LIDERANÇA: Preparar e fortalecer as mulheres, para serem líderes de suas próprias vidas! Promover situações de desenvolvimento do autoconhecimento, da autoestima e das habilidades emocionais, a fim de incentivar a conquista da igualdade de gênero em todas as atividades sociais e econômicas, dialogando com os desafios da ONU Mulheres e o Pacto Global que criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres, para se tornarem líderes de si mesmas.

A de ALTRUÍSMO: Instigar a solidariedade como prática integrante na sociedade brasileira, por meio de ações sociais voluntárias que beneficiam o outro, incentivem a equidade e a empatia e valorizem a educação integral como ferramenta importante para a humanidade.


Quem são ELAS? Somos mulheres, mães, avós e educadoras! Fomos meninas, filhas, irmãs e temos muitas coisas em comum O Instituto ELA nos uniu ainda mais. Os caminhos da vida nos aproximaram há algum tempo, mais meninas, mais jovens, profissionais bem-sucedidas, felizes com nossas trajetórias. Nos reencontramos mais maduras, mais experientes, mais fortes! Temos algumas certezas do que queremos, estamos caminhando lado a lado, para realizar nossa missão ser uma rede de meninas, mulheres, meninos, homens, de seres humanos. Uma rede com muitos nós firmes, capazes de envolver, de conquistar sem aprisionar. Forte o suficiente para manter conosco quem acredita que, com mais amor, bondade e esperança, podemos construir uma sociedade melhor.

Gratidão a todos os voluntários, às lideranças das instituições de ensino e das empresas que estão conosco. Agradecemos o trabalho maravilhoso que vocês têm realizado, doando além de conhecimento, tempo e vida, apoiando projetos e ações, para a transformação de uma sociedade mais justa e igualitária.


Todos juntos! Perto ou longe, não importa! Temos Fé e Esperança na transformação das pessoas, da sociedade e do mundo. Obrigada por estarem conosco nesta nobre missão! Os resultados alcançados e a quantidade de meninas e mulheres que ajudamos ao longo desta trajetória são uma pequena mostra de que podemos fazer mais! Juntos podemos mudar a história de muitas vidas!


O sentimento de união e força que nos integra, nos faz mais fortes e nos incentiva a continuar com o nosso propósito “Transformar vidas por meio da educação”. A busca firme da nossa visão de “Ser uma referência social na transformação de vidas de mulheres e meninas no Brasil por meio da educação” reforça cada gesto, cada ação. Em todos os projetos nossos valores são pautados na ética e no compromisso com a educação, no fortalecimento feminino e na transformação social.


Desejamos a todos que fazem parte desta construção, um novo ano repleto de muitas realizações, de muita esperança, de muita força e muita saúde! Convidamos quem ainda não faz parte que venha! Junte-se a nós!


O Instituto ELA é um lugar onde nós também temos a oportunidade de nos encontrar , experimentar nossas emoções, de aprender juntas, para então, escutar, nossas crianças, outras meninas, jovens e muitas mulheres. Aqui somos inspiradas por outras pessoas e inspiramos outras! Aqui procuramos entender o que sentimos, acolher as emoções, criar projetos que podem transformar outras vidas!

Esperamos você para fazer parte da nossa história! Temos certeza de que juntas somos mais fortes!



Sonia Simões Colombo e Sandra Garcia

Presidência do Instituto ELA, educadoras

e mulheres que acreditam na transformação de vidas

71 visualizações0 comentário
bottom of page