top of page
  • Foto do escritorELA

Humanizar

Atualizado: 14 de dez. de 2021


Por: Zilda Sousa


Humanizar:


transitivo direto e pronominal

tornar(-se) benévolo, ameno, tolerável; humanar(-se).

"h. um trabalho"

Seguindo esse conceito, nos deparamos com vários aspectos que nos rodeiam de sobremaneira em todos os âmbitos de nossas vidas.

Como nos Humanizar?

É necessária a transformação de dentro para fora, genuína, em todas as ações, educar-se para ser mais benévolo, adquirir novos hábitos sob o prisma da ética e da moral, distanciando-se da rispidez, amargura, estupidez e desamor.

Considerando a humanização dentro de uma empresa, é o exercício contínuo de práticas mais amorosas e conscientes, de união, harmonização do time, engajamento sincero e trocas de boas maneiras entre aqueles que convivem no dia a dia. Hoje não há mais espaço para o chefe autoritário, e sim para o exercício da liderança humanizada.


Considerando a humanização com o próximo; a criança, é um ser indefeso; o idoso, normalmente rotulado como aquele que já não mais produz; o colaborador que é massacrado e humilhado pelo patrão sem chances de defesa; o patrão muitas vezes lesado pelo colaborador; a pessoa marginalizada pela sociedade, entre tantos outros exemplos que podemos citar.

Em todos os movimentos, existem ações entre seres humanos, que devem ter suas reações observadas detalhadamente, para que possamos tomar consciência de como trabalharmos desde cedo as questões humanas.


Em muitas empresas, há pessoas que julgam serem mal remuneradas, empregadores que julgam tratar com humanidade seus colaboradores, porém há descontentamentos, rancores, mágoas, desestímulos, prejudicando e deixando de alavancar os resultados da empresa. É necessário colocarmos energias positivas em tudo o que realizamos.

Como haverá bons resultados em um tratamento de saúde se o paciente for tratado com desrespeito pelo enfermeiro ou médico? Como uma refeição poderá sair saborosa e com bons resultados alimentares, se for produzida com desprezo e mágoa? Como um estudante conseguirá atingir seus resultados, se o professor atuar com raiva, ignorância e desestímulo?


Humanizar-se é dar valor às coisas à sua volta, à sua família, aos amigos; é olhar para o próximo, é ter empatia, é oferecer ajuda, é demonstrar afeto, é sentir amor, é acolher, é compartilhar o conhecimento, é agregar valores, é tornar-se cada dia mais humano, é exercitar com sinceridade e genuinamente a essência do ser e não do ter.

Fonte:

pesquisado em 12/12/2021



Quer ficar por dentro de tudo que acontece no Instituto ELA e ficar sempre atualizada com os posts em nosso blog? Clique aqui e faça sua assinatura!



55 visualizações0 comentário
bottom of page