elastem.png

Contextualização

O curso de extensão “ELAS têm Direitos!” é composto por 04 jornadas, com 60 horas-aula e duração de um mês cada, inteiramente dedicada ao direito das mulheres e suas conexões, como o caso do planejamento financeiro para as mulheres! Em um ambiente de aprendizagem preparado especialmente para vocês, estarão as aulas, a agenda das lives, fórum de discussões, estudos de caso sobre o direito das mulheres, indicações de séries, filmes, leituras e um resumo dos principais sites que tratam de direito das mulheres!

 

A primeira jornada é dedicada aos direitos das mulheres e as formas de exercê-los, com temáticas ligadas à vulnerabilidade, educação e economia. 

A segunda jornada irá tratar sobre liderança feminina, representatividade, mercado de trabalho feminino e proteção jurídica do trabalho da mulher.

Acrescentando às duas primeiras jornadas, a terceira irá identificar os principais mecanismos legais de proteção das mulheres no Brasil, com ênfase para o combate à violência doméstica e a proteção da mulher e de seus filhos.

A quarta jornada dedica-se ao planejamento familiar sustentável, entre outros assuntos, com dicas de financiamento individuais e coletivos para projetos de iniciativa feminina que gerem renda.

A cada jornada concluída, você receberá um certificado e ao final das quatro jornadas, você receberá um certificado de aperfeiçoamento.

Convidamos vocês a cursarem as 04 jornadas, com início em 20 de maio de 2021.

Público-Alvo (para quem se destina)

O curso é livre para todos os públicos, o direito será abordado de uma forma descomplicada e objetiva.

Programa

O curso possui 4 módulos (jornadas), compostos por vídeo-aulas, podcasts, lives e textos de apoio, além de fórum para interação e debates de cases de sucesso.

JORNADA

Tema de cada jornada | Certificação Intermediária

Temática

Competências socioemocionais | estratégias de empoderamento

Carga horária (hora-aula)

JORNADA 1

Quais são os direitos das mulheres e como exercê-los?

Direitos das mulheres e vulnerabilidade social

Autoconhecimento e Empatia

Acesso à educação como direito básico

Orientação de conquistas

Economia criativa e empreendedorismo  feminino como direitos

Adaptabilidade e panorama positivo

20

JORNADA 2

Liderança feminina

Liderança feminina e representatividade

Inteligência Emocional

Mercado de trabalho para as mulheres e a educação

Consciência organizacional

Proteção jurídica do trabalho da mulher

Tomada de decisão responsável

20

JORNADA 3

Quais os mecanismos legais de proteção das mulheres no Brasil?

Proteção jurídica à maternidade

Violência Doméstica e aspectos jurídicos para a proteção da mulher

Tomada de decisão responsável

Resiliência

Dia internacional da mulher e a perspectiva histórica

Liderança Inspiradora

20

JORNADA 4

Como se organizar financeiramente?

Planejamento familiar sustentável

Benefícios previdenciários para a mulher e as crianças

Organização e Planejamento

Organização e Planejamento

Financiamento coletivo (busca de recursos para projetos)

Orientação para resultados

20

Carga horária total de aperfeiçoamento

240

Docente

MICHELE ACHCAR COLLA DE OLIVEIRA

Advogada, Escritora, Doutoranda em Educação na PUCCAMP. Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Especialista em Direito Empresarial com ênfase em Processo Civil pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) - Campus Liceu Salesiano. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios (UNIFEOB). Professora dos cursos de graduação e pós-graduação. Professora dos cursos de Pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil. Professora de direito constitucional e administrativo em cursos preparatórios para Concursos Públicos. Membro do Núcleo Institucional de Pesquisa da UNIFEOB e do Comitê de Ética em Pesquisa Humana do UNIFEOB (CEP/UNIFEOB). Membro do Conselho Editorial da Revista Ensaios Pioneiros (UNIFEOB, FHO e USF). Associada ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI. Com experiência na área de gestão acadêmico-pedagógica. Coordenadora de Operações Acadêmicas na UNIFEOB. Integrante do GT de Inteligência Artificial do STHEM Brasil e Membro ANPPD.