top of page

Notícias

Com recursos arrecadados pelo Instituto ELA, o projeto Costurando Sonhos gerou renda para as costureiras de Paraisópolis e distribuiu 2.500 máscaras para crianças, professores e idosos da comunidade

 

O primeiro projeto apoiado pelo Instituto ELA colheu no dia 24/06 os seus frutos. Coordenada pelo instituto, a campanha de arrecadação de recursos pela internet permitiu a confecção e distribuição de 2.500 máscaras para crianças, professores e idosos em situação de vulnerabilidade na Comunidade de Paraisópolis. “Desse total, 1.500 máscaras foram entregues para crianças atendidas pelo Serviço de Assistência a Famílias, o SASF”, conta a psicóloga Sonia Simões Colombo, presidente do ELA. “Foi um momento único, ver a alegria e o brilho nos olhinhos dos pequenos, e saber que essa iniciativa vai ajudar na retomada das aulas presenciais em Paraisópolis.”

Todas as máscaras foram confeccionadas pelas costureiras da própria comunidade, integrantes do projeto “Costurando Sonhos”, iniciativa que é apoiada pelo Instituto ELA. “Além de proteger as pessoas mais vulneráveis com as máscaras, a iniciativa ajudou a gerar renda para essas mulheres num momento de grande redução nos rendimentos da comunidade de uma forma geral”, explica a pedagoga Sandra Regina Rezende Garcia, vice-presidente do instituto. Além das máscaras, as crianças receberam também kits com produtos de higiene doados por empresas.

 

Desde sua criação, em setembro de 2019, o Instituto ELA vem focando sua atuação em projetos de geração de renda para a comunidade de Paraisópolis. “Logo após o nascimento da nossa iniciativa, a Covid-19 se instalou no Brasil provocando prejuízos enormes para toda a sociedade de forma geral, mas particularmente para as comunidades mais vulneráveis”, explica Sonia Colombo. “Por isso decidimos começar pelo apoio a iniciativas que, além de empoderar as mulheres, ajudariam na geração de renda nesse momento crítico.”

 

Além do “Costurando Sonhos”, o Instituto ELA vem apoiando também a iniciativa do Bistrô Mãos de Maria que, junto com a Associação de Mulheres de Paraisópolis, prepara e distribui gratuitamente, todos os dias, 10 mil marmitas para famílias que perderam suas fontes de renda em função da pandemia. “Em maio, tivemos a alegria de entregar três fogões para o Mãos de Maria, que permitiram a ampliação atendimento”, conta Sandra Garcia. “Além de conseguir as doações dos fogões, o ELA também apoia o Cozinha das Marias, um centro de formação que oferece cursos profissionalizantes voltados para o mercado de gastronomia.”

 

Pelo fortalecimento das mulheres – O Instituto ELA é uma instituição sem fins lucrativos que cria, apoia e realiza diferentes ações para contribuir com o desenvolvimento do ser humano, focando no fortalecimento das mulheres educadoras e colaborando para o desenvolvimento das mulheres que desejam pertencer ao mundo da educação. Além dos projetos “Cozinha das Marias” e “Costurando Sonhos”, o Instituto está envolvido em outras iniciativas de empoderamento das mulheres.

 

E por que apenas as mulheres? Porque, apesar de valorizar todos os que atuam em educação, o ELA luta pela igualdade de gênero e, em atenção à Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o instituto está focado em incentivar a força feminina.

bottom of page